De acordo com dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito, 9 em cada 10 pequenas e médias empresas tem uma porcentagem de inadimplência acima dos 10%, no que diz respeito a atrasos de pagamentos com mais de 90 dias. Independentemente se essa situação acontece raramente ou frequentemente com o seu negócio, ela é sempre delicada e precisa ser resolvida sem constranger a clientela. Para te ajudar a solucionar esse problema, separamos algumas dicas sobre como reduzir a inadimplência de clientes.
Se você deseja saber como reduzir a inadimplência de clientes, é essencial registrar todas as pendências que já foram pagas e, é claro, as que ainda não foram. Tenha um controle de todos os vencimentos e acompanhe diariamente. Dessa forma, é possível prevenir e até se adiantar caso alguma quantia não seja quitada.
Já está previsto no Código de Defesa do Consumidor que ele pode receber vantagens quando realiza pagamentos à vista. Esse incentivo se destina especialmente à comércios e prestações de serviços. Além de ser, obviamente, um benefício para os consumidores, é uma ótima dica para quem quer saber como reduzir a inadimplência de clientes.
O contato com o cliente não deve ser feito apenas no momento da compra. Para fidelizá-lo, é essencial manter um bom relacionacionamento, especialmente no pós-venda. Para isso, existem inúmeras ferramentas que você pode utilizar. Dentre elas, as principais envolvem a área de marketing.
Da mesma forma que a sua empresa pode ter dificuldades para pagar as contas no futuro, sua clientela pode estar passando por uma situação complicada. E uma das principais sugestões de especialistas para quem deseja saber como reduzir a inadimplência de clientes é dar espaço para negociação. Afinal, ambas as partes desejam solucionar essa questão. Sem falar que ao ter uma conversa franca e fazer um acordo benéfico para todos, a relação comercial se fortalece.
Essa é uma situação desconfortável. Por isso, procure amenizar a tensão usando um tom de voz simpático, sendo sempre respeitoso e atencioso. Porém, deixe claro que você também está tendo problemas e que precisa de uma solução para a questão.
É bastante comum encontrar inadimplentes que perdem a data de pagamento ou que, devido a correria, deixam as contas em segundo plano. Para que isso não se repita, você pode investir em avisos automáticos. Dessa forma, os clientes podem se programar para quitar as dívidas.
Em alguns casos, a situação pode ser tão grave que a suspensão dos serviços acaba sendo necessária. Apesar de delicado, esse ato é uma garantia de que sua empresa não terá mais prejuízos. Sem falar que também pode ser uma ação positiva para a inadimplente. Afinal, ela evita aumentar ainda mais as dívidas. Entretanto, antes de realizar o corte, estabeleça um prazo e informe o cliente. Use um tom respeitoso e informe que, assim que as contas forem quitadas, o fornecimento volta ao normal.