Em 01/08/2021 entraram em vigor as penalidades que podem ser aplicadas às empresas ou pessoas físicas por infrações à LGPD. Saiba quais são os impactos financeiros e como se proteger.
Seja para fechar uma compra ou fidelizar clientes, a utilização de dados pessoais sempre foi uma estratégia importante para aqueles que buscam se destacar no mercado.
Com os avanços tecnológicos que trouxeram maior risco de invasão a sistemas e vazamento de dados confidenciais, se tornou necessário regular o tratamento destas informações.
É por essa razão que a Lei Geral de Proteção de Dados foi criada.
Inspirada na legislação europeia, a LGPD está em vigor desde 18/09/2020 e traz inúmeros impactos para as empresas.
Veja a seguir quais são esses impactos e de que forma a sua empresa pode se adequar.
Criada através da Lei 13.709 de 14/08/2018, a LGPD tem como principal objetivo a proteção dos dados pessoais ou sensíveis das pessoas ao exigir que as empresas e pessoas tenham mais cuidado com a privacidade, segurança e transparência no seu tratamento.
Alcançando todos os tipos de relações comerciais, ela prevê mudanças no que diz respeito à captação, armazenamento, compartilhamento e utilização de dados. Ou seja, todas as práticas que envolvem informações pessoais de clientes, fornecedores ou empregados, devem respeitar as diretrizes da LGPD.
Com o início das sanções administrativas (penalidades) a partir de 01/08/2021, negócios de todos os setores estão correndo contra o tempo para se adequar aos requisitos mínimos previstos na LGPD.
Supervisionada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), a LGPD prevê que:
Com todas as informações acima, você já deve ter percebido que a LGPD demanda mudanças em inúmeros processos internos.
Por essa razão, as empresas precisam verificar até que ponto os dados coletados são realmente necessários, buscando eliminar aqueles desnecessários, e de que forma elas podem se adequar aos requisitos da lei.
E como todo e qualquer fluxo de operação que utilize dados pessoais deve ser feito de maneira cuidadosa e transparente, as áreas de RH, TI, marketing, comercial e financeiro são as mais afetadas.
Afinal, desde a prospecção de clientes, até contratações e estratégias de marketing utilizam dados pessoais para realização de procedimentos.
Sendo assim, é necessário implementar novos protocolos, revisar processos já existentes e realizar testes e avaliações frequentes para garantir que os protocolos estejam sendo efetivamente cumpridos.
O descumprimento da LGPD pode causar grandes impactos financeiros nas empresas e dependendo do alcance, até inviabilizar o negócio, como:
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