Um empreendimento de sucesso é aquele que se destaca no segmento em que atua. Para obter esse resultado, as empresas buscam o aperfeiçoamento constantemente dos produtos ou serviços que oferecem. É justamente em prol desse objetivo que a terceirização ganha relevância e espaço no mercado.
Por meio da contratação de uma empresa terceirizada, as organizações conseguem dedicar mais recursos, tempo e esforços diretamente naquilo que é o foco do negócio. Além disso, podem delegar atividades estratégicas às empresas que são especialistas nessas tarefas, dispondo de uma mão de obra capacitada, mas sem altos custos para tal finalidade.
A terceirização de atividades é um processo regulamente e estipulado por um contrato que envolve duas partes, a empresa prestadora de serviços e a contratante que precisa dos trabalhadores fornecidos pela terceirizada.
A empresa terceirizada é responsável por contratar os funcionários que desempenharão as funções estipuladas pela empresa contratante. Assim como registrar, treinar, pagar e recolher impostos e benefícios como INSS e FGTS conforme estipulado pela CLT.
A empresa contratante não possui vínculos empregatícios com os colaboradores terceirizados que desempenham atividades para ela. Visto que os mesmos têm a carteira de trabalho assinada pela terceirizada.
Este é um tópico que gera muitas dúvidas nos empresários, principalmente após as mudanças na lei que ocorreram neste ano. Até então, era permitido terceirizar a atividade-meio de uma empresa e não a fim, atividade principal que caracteriza o negócio.
Entretanto, essa regra mudou após a sanção presidencial da lei N° 13.429, de 31 de março de 2017. Como forma de estimular o empreendedorismo no país, passou a ser liberado a terceirização irrestrita, ou seja, todas as áreas, inclusive a fim, podem ser terceirizadas.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tinha, em 2015, 51,7 milhões de empregados, desses 9,8 milhões, ou 18,9%, eram profissionais terceirizados.
Esse cenário tende a aumentar ao longo dos próximos anos. Além dos benefícios citados no começo desse post, a terceirização é uma forma de aumentar a segurança e competitividade de uma empresa, além de gerar economia aos empresários.
Atualmente, os setores com mais índice de terceirização são os de limpeza, segurança, TI, manutenção, RH e contabilidade. Com destaque para este último, visto a relevância que as atividades contábeis está ganhando nas corporações.
Todavia, para que as organizações desfrutem dos reais benefícios obtidos por meio da terceirização, é importante contratar empresas com credibilidade e especialistas naquela atividade. Por isso, é importante pesquisar a reputação e conversar com os clientes que já contrataram os serviços da empresa que está pesquisando.
Tenha uma empresa de contabilidade cuidando das finanças do seu negócio.