Talvez o maior desafio de uma loja virtual seja fazer um bom controle de estoque. Isso porque o sucesso do negócio online depende da disponibilidade das mercadorias em estoque para a entrega no prazo acertado.
Para que você possa entender como fazer uma gestão de estoque eficiente, a Marmo Contábil preparou esse artigo para lhe ajudar!
Tradicionalmente, a gestão de estoques é definida como uma atividade voltada para a manutenção das mercadorias da empresa. Nesse sentido, tem o intuito de organizar e monitorar as mercadorias em um determinado local e período.
Para o gerenciamento dos estoques é imprescindível que a empresa desenvolva o equilíbrio adequado entre as compras, armazenagem e entregas, para evitar prejuízo devido o excesso ou falta.
O estoque de e-commerce exige alguns cuidados como:
Você precisa estar com seu estoque preparado para datas comemorativas ou suas promoções, para não ser surpreendido com a falta de mercadorias.
Tenha sempre uma estimativa de vendas analisando o seu desempenho no mesmo período do ano anterior, as conversões que são realizadas no site, marketplace e redes sociais ou, ainda, novo estudo de mercado..
Desta forma você evita a falta de estoque, o que pode causar insatisfação do seu cliente.
Sabemos que organização é a chave do sucesso de qualquer empresa, e no controle de estoque não é diferente.
Pitágoras diz: “Com organização e tempo, acha-se o segredo para fazer tudo e bem feito.”
Tenha suas mercadorias separadas, por códigos, ordem alfabética e/ou numérica, quantidade de demanda, datas de entradas e saídas, segmentos do e-commerce, entre outros.
Tudo isso ajuda a ter um bom controle de estoque e mantém as mercadorias acessíveis facilitando a operação do dia a dia.
Programar junto aos seus fornecedores as compras para as datas em que suas vendas terão maior incremento, garantirá que você terá mercadorias para atender a demanda, que gastará somente quando necessário e que seu estoque comporte o volume de mercadorias necessárias.
Ao planejar seu negócio de e-commerce, você precisa prospectar e escolher fornecedores confiáveis que vão entregar suas mercadorias no prazo, qualidade e quantidade esperada.
Assim você não ficará refém de erros que comprometem seu faturamento e a fidelização dos seus clientes.
Não existe só um tipo de estoque. Você pode adotar aquele que fizer mais sentido para a sua operação.
É interessante conhecer como funciona o estoque de um e-commerce, que basicamente pode operar de formas diferenciadas, que são:
O estoque compartilhado é adotado por e-commerce que também opera com uma loja física.
A grande vantagem é o uso das mesma mercadorias e espaço para atender as operações físicas e digitais.
No entanto, para um bom controle, é necessário que as atualizações de entradas e saídas de mercadorias nos estoques ocorram simultaneamente e em tempo real.
Ou seja, efetuar o registro automático de uma transação em qualquer um dos canais de venda, criando mecanismos para evitar a venda de mercadorias indisponíveis.
A estratégia de estoque terceirizado é uma forma de operar sem precisar gerenciar o estoque.
Este tipo funciona de duas formas:
Esta estratégia consiste em usar locais de armazenamento em diversas regiões do país.
Desta forma é possível reduzir , custos com fretes, além de otimizar os prazos de entregas.
A estratégia de estoque consignado consiste na compra de uma determinada quantidade de mercadorias de forma consignada.
Desse modo, o seu e-commerce terá que pagar apenas as mercadorias vendidas e tem a opção de devolver os itens que sobraram em estoque.
O essencial é entender as particularidades do seu negócio online e das mercadorias comercializadas.
Com isso, fica mais fácil identificar a estratégia de estoque ideal para o seu e-commerce, além de adotar as melhores práticas para a gestão dos estoques.
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