Ser proprietário de um restaurante, além de satisfazer as necessidades e desejos dos clientes, exige a realização de uma tarefa de gerenciamento importante. Sabendo disso, a Marmo criou um material para facilitar sua vida com dicas preciosas e muito úteis para o sucesso do seu estabelecimento.
Que tal observar os clientes que mais frequentam seu restaurante?
É uma dica simples e essencial para alavancar seu restaurante, afinal é esse público fiel que nós gostamos.
Anote: idade, sexo, tente entender o por que ele frequenta seu restaurante, o que a deixaria feliz, ele é mais sofisticado ou mais popular? frequenta esse bairro? E assim por diante.
Através dessa pesquisa você terá um grande número de acertos e consegue construir um relacionamento de maneira mais fácil.
Dica: Que fique bem claro que o negócio está sendo montado para eles e não para você. Não adianta em nada a pesquisa mostrar que seu público tem um gosto completamente diferente do seu e você simplesmente ignorar essa informação.
Cuide da sua fachada como se fosse o rosto da sua empresa.
A fachada tem o poder de atrair, conectar e transmitir a sua mensagem.
Uma fachada que chame a atenção do seu cliente precisa ter cores, iluminação, letreiro, ter vida própria.
Visão: Cerca de 83% da percepção do cliente é visão. O famoso “comer com os olhos”.
Audição: O som ambiente do seu restaurante deve se comunicar com o seu público alvo. Foque no que seu público gostaria de ouvir e atente-se sempre ao volume pois muitas pessoas gostam de conversar na hora das refeições.
Dica: a música é uma ferramenta eficaz para ter impacto sobre o humor de um cliente ao consumir no seu estabelecimento.
Olfato: O aroma não só chama à atenção, como traz lembranças do produto e isso cria uma relação profunda com ele.
Paladar: Uma pequena amostra, associada a uma pesquisa de satisfação pode lhe dar as respostas que precisa para comercializar ou não um determinado produto.
Tato: Você pode criar técnicas onde seus atendentes cumprimentem seus clientes com apertos de mãos na abordagem ou despedida, essa simples atitude cria uma relação de afetividade da casa com o cliente.
Simpatia não é mais um diferencial para um bom atendimento. Treine seus funcionários para que o atendimento seja sempre perfeito.
Muitos restaurantes levam os gerentes a todas as mesas para perguntar como está sendo o atendimento, se falta algo etc.
Pequenas atitudes fazem com que o cliente se sinta VIP e volte sempre.
Lembre-se sempre: nunca economize sorrisos.
O cardápio é sua porta de entrada, sua vitrine, muitas vezes será o primeiro passo para a construção do relacionamento com o cliente no seu restaurante.
Vamos às dicas
Cardápio deve estar sempre atualizado
Para manter o custo de alimentos sob controle, e de acordo com os outros custos do restaurante, você deve atualizar seu cardápio pelo menos uma vez por ano.
Pratos com descrições vendem muito mais
Vamos a um exemplo:
[NÃO] Pão de alho com mignon…. R$20,00
[SIM] Pão de alho com mignon (Suculentos cubos de filé mignon, cobertos com rodelas de cebolas fritas na manteiga e acompanha um delicioso pão de alho fresquinho)
Perceba como a segunda opção dá até água na boca né? É exatamente isso que queremos passar ao cliente. A descrição ajuda a aguçar a imaginação do cliente fazendo com que ele opte por este pedido.
Abuse de imagens
As imagens tem uma força muito grande na tomada de decisão do cliente quando o assunto é comida.
Pesquisas indicam que cerca de 50% dessas decisões são tomadas simplesmente através da escolha de uma imagem ilustrativa do produto.
Mas cuidado, as fotos devem ser de produtos reais e com boa qualidade de resolução.
Dicas preciosas
Claro que é fundamental a empresa estar nas redes sociais, mas de nada adianta estar lá se a página está desatualizada e sem interações com o público.
Uma dica é todos os dias você estar postando as novidades, fotos dos pratos e claro, interagindo com cada cliente que se relaciona com você.
Dica: você pode impulsionar as postagens para pessoas apenas do seu bairro, o que acha? Com certeza isso vai te levar novos clientes.
Programas de fidelização podem atrair e manter clientes.
O uso de promoções ou descontos especiais são grande atrativos.
Uma pesquisa realizada pelo Ibope revelou que 15,2 milhões dos brasileiros se declaram adeptos do vegetarianismo.
Isso corresponde a 8% da população do país e mostra que há demanda por produtos e serviços focados nesse tipo de cliente.
Muitos restaurantes, e até mesmo os bares, estão apostando em espaços diferenciados, totalmente voltados às crianças, para atrair clientes e conquistar, sobretudo, famílias com filhos pequenos.
É essencial ter esse controle de despesas e receitas diariamente.
Assim, será possível estabelecer um balanço para mostrar o capital disponível da empresa a qualquer momento e para verificar se os números são positivos ou negativos.
Alguns dos pontos importantes que devem constar nesse documento são todas as vendas e consumo de alimentos e bebidas diárias, pagamentos a fornecedores, as dívidas e os gastos indiretos para o fornecimento de água, eletricidade, gás, etc.
Temos todos os ingredientes para o sucesso do seu restaurante:
Então enquanto você cuida do que sabe fazer de melhor na sua empresa, deixe que a Marmo Contábil se preocupe com a parte burocrática, que envolve as áreas contábil, fiscal e trabalhista, societário e RH/gestão de pessoas/folha de pagamento.
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